sábado, 4 de junho de 2011

Diálogos





Ontem fui comprar um cupcake. Bom, quatro, mas isso não vem ao caso no momento - em outro post ainda falo sobre comidinhas (e o que elas tem a ver com o propósito do blog). A coisa é que estava com "desejo" de cupcakes e só achei um lugar na cidade que os tem prontinhos no balcão. Pois eis que enquanto esperava meu pedido, entreouço:

-...daí a gente pode sair assim, todo dia...
- Aqui mesmo, né?
- Não, a gente não vai vir comer cupcake todo dia!
-  Ué, por que não??
- Porque engorda, oras!
(silêncio)
- Você não quer ser uma menina gorda, quer?

Não ouvi mais a menina falar nada, embora ela tenha respondido algo em voz baixa. A mulher que falava parecia ser mãe, e a menina não tinha mais que dez anos e um biotipo totalmente normal.
Vocês podem dizer que afinal, a mãe tinha razão - comer cupcake todo dia engorda mesmo. Não discordo.
E porque isso é tão ruim?
Vejam meu ponto de vista: a mulher podia ter dado uma variedade de respostas. Açúcar demais faz mal. Obesidade, sim, traz problemas. Mas vocês hão de concordar comigo - não foi nada disso que ela quis dizer com "você não quer ser uma menina gorda."
Quando é que começamos a achar que ser "gorda" era feio? E quando começamos a definir o que é ser gorda? Porque honestamente, a definição de plus size hoje me assusta. Pra quem não sabe, a partir do 44 se considera plus size. Como assim?
Tudo bem, deixando a definição modística de lado. Aquela frase martelou na minha cabeça por horas. "Você não quer ser uma menina gorda, quer?". Principalmente essa entonação. Primeiro, dizendo a menina o que ela devia querer. Afinal, quem quer ser gorda??? Que coisa horrível pra se querer!! Melhor viver menos que viver gorda! Não é???
Segundo, a implicação de que ser gorda é terrível. É pior do que jamais comer seu doce preferido num momento íntimo com alguém que você gosta. É pior do que perder um jantar romântico e um almoço com a família. Não há nada pior do que não ter corpo de modelo cabide.
Eu sei, parece que tô aumentando. Não tô. Pesquisas apontam que as mulheres preferem perder anos de vida em troca de perder quilos. E quantos jantares, almoços, você não perdeu ou pelo menos, se arrependeu depois, por causa do que te disseram sobre ser gorda?
Eu não intervim. Fiquei feito uma pateta olhando a menina ir lavar as mão e se olhar no espelho de corpo inteiro. Pensei em milhões de coisas que eu queria dizer, mas o que eu poderia dizer? Porque de fato cupcake engorda. Mas como explicar - pra menina e pra mãe - que ser gorda não é o fim do mundo? Que gorda é tão linda quanto magra? Que elas não tem idéia de porque rejeitam gordura como se fosse o inferno?
E de tanto pensar, elas foram embora sem q eu tivesse dito qualquer coisa que queria. E já consigo imaginar aquela criaturinha feliz e cheia de açucar fazendo dietas e rindo das coleguinhas gordas na escola. Porque alguém que ela não sabe quem é, em algum momento, criou uma ditadura. É proibido comer. Em uma época de liberdades, o açucar, a alegria, os prazeres da mesa estão proibidos - e a única coisa permitida é fingir que isso não incomoda.

Esse assunto rende e eu ainda volto. Mas o questionamento do dia é: quem disse que você não pode comer?
E minha meta é não me calar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre!