segunda-feira, 4 de abril de 2011

A palavra é autoestima

Autoestima é um termo que se refere ao sentimento de aceitar-se. O modo como nos sentimos em relação a nós mesmos afeta de forma significativa todos os aspectos da nossa vida pessoal, amorosa, profissional e é, sem dúvida, um fator determinante no nosso convívio social. O tema sempre é amplamente discutido, principalmente quando é associado ao universo feminino. Mas por que autoestima é tão importante? Pode parecer simples, mas é um assunto complexo e delicado, porque diz respeito a vários aspectos da personalidade, bem estar, equilíbrio e saúde mental, qualidade de vida, relacionamentos. Outro ponto é sobre como a pessoa encara a própria vida e suas adversidades, como depressão, mágoa, amor, vaidade, perda. Em resumo, a autoestima está intimamente ligada à felicidade. Aquele sentimento de inadequação, de sentir-se inferior em comparação às outras pessoas, de sentir-se feia e gorda, ou até mesmo problemas sociais como abuso de drogas, delinquencia e fracasso são reflexos de uma baixa autoestima. Sendo assim, uma das características mais importantes do ser humano que provocam desajustes de personalidade é a tal da autoestima.

Para ter uma autoestima boa e saudável é necessário valorizar-se, amar-se e aceitar-se com suas qualidades, defeitos, limitações, frustrações e desejos. Bem, mas quem disse que é uma coisa assim tão fácil? Amamos nossa família, nossos pais e irmãos, nossos namorados, mas será que no fundo amamos a nós mesmas como merecemos e gostaríamos e de sermos amadas? Difícil dizer, né? Para algumas felizardas, nem tanto. Mulheres que se amam, se cuidam e se admiram com certeza tem mais confiança do que aquela que não "vai muito com a cara" da própria pessoa. E isso é um problema.

A boa notícia é que autoestima se constrói. Uma vez construída e "fortificada" é difícil derrubá-la. Porém, é algo que deve ser exercitado diariamente. Se você tem autoestima baixa, deve saber por experiência própria que deixar que ela caia de vez é muito mais fácil do que aumentá-la. Só que é um risco muito grande. Se todo dia você puder fazer algo por si mesma, é melhor do que não fazer absolutamente nada, conformar-se e viver infeliz. Mas seja a sua autoestima alta ou baixa, é necessário conhecer-se. Você pode começar pensando com sinceridade nessas três perguntas:

- Como eu me vejo?
- Como eu gostaria de me ver?
- Como eu imagino que os outros me vissem?

Se você chegou à conclusão de que sua autoestima não está muito boa, não fique triste, pois sempre é possível melhorar!!

Ana P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e volte sempre!